Como Evitar ter sua CNH Suspensa
Basicamente existem dois motivos para a suspensão de sua CNH (carteira nacional de habilitação): acúmulo de pontos ou multas auto-suspensivas, o que pode acarretar meses de proibição do direito de dirigir..
Para evitar que sua carteira seja suspensa, o motorista precisa recorrer das multas para não acumular os pontos que levam à suspensão da CNH.
Mas existem outras situações que podem levar até o mais respeitador das leis de transito a ter sua carteira suspensa.
Isso pode acontecer quando o proprietário vende seu veículo e o comprador não o transfere e recebe multas.
Quando um motorista compra um veículo ele deve transferir esse veículo para o nome no prazo máximo de 30 dias, quando isso não ocorrer, todas as multas que este comprador receber será colocado em seu nome, além disso, qualquer outro incidente que ocorra com o veiculo você poderá ser culpado.
Como resolver essa situação
A primeira coisa que você deve fazer é um bloqueio administrativo do veículo. Este bloqueio ajudará a evitar que você receba novas multas, também obrigará o novo proprietário a regularizar sua situação, visto que, na primeira fiscalização que ele for parado seu veículo e os documentos do veículo serão apreendidos.
Uma das maneiras de resolver esse tipo de problema é procurar um advogado especializado em direito de trânsito, e pedir a ele para entrar com um processo e comunicar o Detran que o veículo foi vendido e que o novo comprador não fez a transferência e está recebendo várias multas por desobedecer as lei de transito.
Pagar por multas de outras pessoas é horrível e a falta responsabilidade novo proprietário pode acabar tendo muito prejuízo com isso, então fique atento e se algo deste tipo acontecer procure um advogado de trânsito.
Conclusão
Quando você vender um veículo fique atento se o novo proprietário fez a transferência, se não for feita, não perca muito tempo, faça o bloqueio administrativo junto ao Detran. Parece uma atitude radical, mas é necessária. Da mesma forma que você cumpriu as regras e transferiu o veículo para o seu nome na hora da compra não é nenhum abuso exigir o mesmo
Voltar para o início