Medo dos Exames de Habilitação
É muito comum que o candidato a condutor tenha algum medo do processo de habilitação à direção. Afinal, este novo motorista vai necessitar aprender e provar o aprendizado de uma atividade nova e aterrorizante que é dirigir.
Na realidade não há nada de concreto a ser temido, o futuro motorista antes de ser testado e examinado vai ser muito bem orientado antes das avaliações.
Mas é difícil fazer este futuro motorista entender isso. Os medos dos exames teóricos e práticos estão sempre presentes em suas conversas dentro do ambiente da auto-escola, não é incomum o relato de perda de sono ou do apetite em decorrência da ansiedade pelo exame.
Como evitar o medo.
A primeira coisa que o futuro motorista deve entender é que estes exames não são punitivos, não querem punir ou reprovar o candidato, são sim exames qualificativos que tem por finalidade testar os conhecimentos e as habilidades ao volante deste futuro motorista.
Tendo isto em mente este futuro condutor deve focar no aprendizado destas habilidades, prestando bastante atenção as aulas, tento as práticas quanto às teóricas e questionando os instrutores sempre que houver alguma dúvida.
Outra forma de reduzir o medo são as simulações. Na auto-escola é comum que o aluno realize simulações, no próprio simulador que vai dar a ele o conhecimento de vários cenário de utilização do veículo que acabam não sendo possíveis nas aulas práticas e a simulação das próprias provas teóricas que podem ser feitas também no próprio site do Detran.
Assim, armados de conhecimentos e teorias o aluno fica mais tranqüilo na hora do exame.
Conclusão.
O medo é uma reação natural, tudo que é novo ou desconhecido acaba ocasionando algum estresse, mas, no caso dos exames de habilitação isso parece se agravar. A dica mais importante que podemos oferecer é: Fique Calmo! Se você seguir esta simples dica metade do problema já estará resolvido.
Voltar para o início